Como tratar a Sincinesia?
29/06/2020
Tratamento Cirúrgico da Sincinesia
29/06/2020
Mostrar todas

A Toxina Botulínica e a Sincinesia

Como a toxina botulínica auxilia no tratamento da SINCINESIA?

Existem algumas estratégias do uso da Toxina Botulínica no tratamento da Sincinesia, pois a aplicação nestes casos não é igual ao tratamento estético.

Cada paciente apresenta um padrão distinto de cruzamento das fibras nervosas, por isso é fundamental uma análise detalhada de cada movimento e dos grupos musculares.

A Toxina Botulínica ajuda a controlar movimentos indesejados ou em excesso. Além disso, pequenas assimetrias podem ser corrigidas sem perder a expressão.

Um detalhe importante: A Toxina Botulínica age bloqueando a liberação do neurotransmissor que se liga no receptor da célula muscular. Não é possível criar ou aumentar o movimento muscular com a Toxina Botulínica. A estratégia é enfraquecer o movimento mais forte para ficar mais simétrico.

O uso da Toxina Botulínica é um tratamento muito seguro que pode ser realizado até em crianças! Ela não inibe a reinervação! Seu efeito é TOTALMENTE reversível depois de alguns meses.

Qual é o tratamento mais indicado para Sincinesia?

O tratamento mais indicado nos grandes centros de Paralsia Facial no mundo para Sincinesia é a combinação da toxina botulínica com a reabilitação orofacial.

O bloqueio com a toxina botulínica dá uma janela de oportunidade para o paciente fazer a reabilitação de uma maneira mais controlada sem tanta interferência dos movimentos cruzados. Além disso, os músculos com contratura podem se beneficiar do bloqueio, com melhora da dor e dos desvios fixos. A Toxina Botulínica controla também o excesso de estímulo para o lado normal, que acaba aumentando a assimetria mesmo nos casos mais leves.

Muitos pacientes depois do tratamento combinado da Toxina Botulínica com a reabilitação neurofuncional apresentam melhora do controle motor, da simetria e das contraturas. Com o tempo, a quantidade e o número de pontos tratados tendem a diminuir.

Os casos de Sincinesia leves e alguns moderados mantém esse tratamento até adequar os movimentos e melhorar o controle. Alguns casos mais graves, a cirurgia é indicada.

Por que preciso fazer a aplicação da toxina botulínica no lado não paralisado?

Na paralisia é muito comum acontecer um fenômeno de deixa o lado normal mais ativo, com os movimentos exagerados (hipercinesia contralateral).

Explicando leigamente, seria como se o lado normal estivesse recebendo o estímulo em dobro, aumentando as assimetrias.

Assim, faz parte fazer o bloqueio do lado normal para tentar diminuir a amplitude dos movimentos e melhorar a simetria com o lado da Sincinesia.

Gostou do conteúdo deste artigo? Acompanhe o Instagram@paralisiadeface – e também inscreva-se no canal do YouTube da Dra. Rachel Baptista para novidades sobre Paralisia Facial.

Dra. Rachel Baptista
Dra. Rachel Baptista
Rachel Baptista é formada e pós-graduada pela USP, com especialização e experiência reconhecida nos maiores centros de reconstrução plástica do mundo. Participação nas reconstruções de face e membros mais importantes do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CONTATO
×