Síndrome de Frey
07/12/2020
Mostrar todas

ALERTA PARA ASSUNTO POLÊMICO!

A eletroestimulação é recomendada pós paralisia de face?

A eletroestimulação é muitas vezes empregada na reabilitação pós paralisia facial. O tratamento dá a impressão de que o músculo ainda funciona e, nos casos que vai ocorrer a reinervação, o estímulo elétrico pode favorecer um fenômeno chamado de brotamento axonal. Não há como controlar esse fenômeno, mesmo quando o profissional diz que tem um ”tratamento bem feito” ou com ”doses baixas” ou que essa profissional disse que ”nunca aconteceu complicação”.

Esse tratamento é muito usado para a musculatura esquelética de membros e tronco, mas para face as consequências podem trazer sequelas mais graves e de difícil tratamento.

A Sincinesia é uma sequela que acontece nos casos com lesão importante do nervo facial. A eletroestimulação pode piorá-la pelo brotamento axonal, favorecendo o aparecimento de sincinesias graves com movimentos em massa da face e contraturas.

Deixo aqui a referência do artigo de revisão que avaliou os os principais protocolos internacionais disponíveis para o tratamento da paralisia de Bell. Os protocolos são da Academia Americana de Neurologia e de Otorrinolaringologia, além do Canadense. Além disso, esse trabalho avaliou as ultimas publicações mais recentes relacionadas ao tratamento da paralisia facial de Bell.

A Eletroestimulação NÃO É RECOMENDADA em nenhum dos protocolos internacionais. O link do artigo: https://doi.org/10.3346/jkms.2020.35.e245

Gostou do conteúdo deste artigo? Acompanhe o Instagram@paralisiadeface – e também inscreva-se no canal do YouTube da Dra. Rachel Baptista para novidades sobre Paralisia Facial.

Dra. Rachel Baptista
Dra. Rachel Baptista
Rachel Baptista é formada e pós-graduada pela USP, com especialização e experiência reconhecida nos maiores centros de reconstrução plástica do mundo. Participação nas reconstruções de face e membros mais importantes do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CONTATO
×