Uma discussão super importante com os(as) pacientes com Paralisia Facial e Sincinesia é entender os principais aspectos da análise facial.
Parece algo simples, mas na verdade, muitos(as) pacientes têm percepções distorcidas quanto ao próprio rosto.
Faço um exercício no consultório com alguns(mas) pacientes para eles entenderem a dinâmica do tratamento com a toxina botulínica.
Quando coloco os(as) pacientes para analisarem a face de um(a) paciente, 100% prefere a simetria em relação à potência. Quando o(a) paciente se analisa, ocorre o inverso!
Quem não consegue entender essa dinâmica e diferença, é melhor não realizar o tratamento para não haver um conflito de expectativa.
Esse trabalho da foto (link do artigo) é interessante, pois, usa uma câmera 3D para avaliar a face dos pacientes e comparar quanto à simetria. Só que esse método não leva em conta a interpretação subjetiva do(a) paciente.
Para mim, a escolha sempre prioriza simetria sobre a potência. Isso deixa o(a) paciente com uma expressão mais suave sem a necessidade de tanto controle. A assimetria é um dos aspectos que mais chama atenção na expressão.
E para você? Qual é a sua escolha?
Gostou do conteúdo deste artigo? Acompanhe o Instagram – @paralisiadeface – e também inscreva-se no canal do YouTube da Dra. Rachel Baptista para novidades sobre Paralisia Facial.