Voltar

Eletroneuromiografia na Paralisia Facial

Um dos exames que muitos pacientes com paralisia facial realizam é a Eletroneuromiografia.

Para que ele serve?

Esse é um exame que estuda a resposta do impulso elétrico do nervo no músculo. Pode ser realizado para estudar diversos problemas em vários segmentos do corpo, inclusive a face.
Não é um exame muito confortável, pois os eletrodos que fazem essa leitura são pequenas agulhas colocadas nos músculos alvos de estudo.
É usado para ajudar no diagnóstico da natureza da lesão (mielínica ou axonal) e avalia o grau de gravidade de lesão nervosa. Isso auxilia a definir o prognóstico, ou seja, a chance de recuperação. Muitas vezes ele é realizado depois da primeira semana da paralisia, pois pode falsear uma degeneração em andamento se realizado muito precocemente. Esse exame também ajuda no diagnóstico dos casos que podem ter o nervo Trigêmeo lesado em associação com o Nervo Facial, principalmente nos tumores do ângulo ponto-cerebelar.
Mais importante é comparar a evolução dessa resposta entre dois exames. Geralmente depois de 3 meses, 6 meses e, se necessário, depois de 1 ano da paralisia.
Nem todos pacientes precisam fazer esse exame, cada caso necessita ser estudado de uma maneira individual. Por isso, ter seguimento com um PROFISSIONAL HABILITADO para tratar a paralisia facial faz muita diferença na condução correta do caso e no tratamento das sequelas.

Agende uma Consulta