Voltar

Espasmo Hemifacial

O espasmo hemifacial é uma doença que se caracteriza por contrações involuntárias de um dos lados da face, envolvendo um ou mais seguimentos dos músculos inervados pelos ramos do Nervo Facial.
Na maioria dos casos a causa dos disparos involuntários dos impulsos nervosos não é conhecida. Em alguns pacientes, pode haver uma alteração na anatomia dos vasos junto à saída do nervo facial. Uma artéria pode encostar no nervo e as pulsações podem gerar uma irritação local, suscitando o espasmo.
O tratamento depende das áreas afetadas e da gravidade do caso, mas na grande maioria o bloqueio com a Toxina Botulínica tem uma boa resposta.
Nos casos em que há a alça vascular junto ao nervo, pode ser indicada uma cirurgia para reposicionar o vaso. Os riscos devem ser ponderados com cada paciente pelo neurocirurgião responsável pelo caso.
Em casos com movimentos tronculares disseminados e limitantes, com resposta insuficiente à Toxina Botulínica, pode ser indicada a Neurólise Seletiva associada ao Cross Face para levar uma informação do lado normal sem a interferência do espasmo.

Agende uma Consulta