Voltar

Toxina Botulínica e a Paralisia Facial

A paralisia de face se apresenta com algumas características importantes que levam a assimetria da face no repouso e no movimento.

O que é a Toxina Botulínica?

A toxina botulínica age bloqueando a liberação do neurotransmissor acetilcolina que se liga no receptor da célula muscular. Sem a acetilcolina, o impulso elétrico do nervo não é transmitido para a fibra muscular. Isso leva a uma diminuição do movimento controlado pelo músculo alvo da aplicação.
Não é possível criar ou aumentar o movimento muscular com a TOXINA BOTULÍNICA. A estratégia é enfraquecer o movimento mais forte para ficar mais simétrico.
Após alguns meses esse bloqueio deixa de existir e o efeito da toxina botulínica é totalmente revertido.

Por que usar a Toxina Botulínica na Paralisia?

A estratégia é melhorar a simetria com o lado paralisado.
Na fase aguda, quando não há reinervação dentro do primeiro mês da paralisia, a assimetria é evidente. O bloqueio com a toxina busca atenuar essas diferenças em áreas que podem estar excessivamente ativas no lado normal. Isso dá um alívio temporário na recuperação até definir o padrão de reinervação.
Existem estudos experimentais que identificaram um possível benefício na recuperação das paralisias com o uso da toxina botulínica. Isso seria possível, direcionando os movimentos para áreas estratégicas como os olhos e sorriso.
Tardiamente, o emprego da toxina botulínica tem mais vantagens além de melhorar a simetria. É possível simular bloqueios segmentares para decidir uma eventual cirurgia definitiva, além de ajudar no controle das SINCINESIAS.

Quando eu posso realizar o tratamento com a toxina botulínica?

Essa é uma dúvida muito comum. O tratamento com a toxina botulínica é ainda encarado como tabu por alguns fonoaudiólogos, fisioterapeutas, neurologistas e otorrinos.
Infelizmente muita informação equivocada é passada para os pacientes, que acabam criando receio de iniciar o tratamento. Na maioria das vezes, os pacientes chegam muito tardiamente e já com sequelas graves, que são muito mais difíceis de tratar.
A toxina botulínica é indicada para os casos que não se recuperaram nas primeiras semanas depois da paralisia. Alguns casos esperamos um ou dois meses para observar a presença de Sincinesia ou se assimetria da paralisia não incomoda o paciente.
A justificativa é que esses pacientes tem um risco alto de desenvolver Sincinesia e, quanto antes iniciarmos o tratamento, a sequela pode ser menor.
O tratamento com a toxina botulínica NÃO IMPEDE A REINERVAÇÃO. NÃO É TÓXICO PARA O NERVO. Se você ouviu esse tipo de comentário, quem te falou não sabe como age a Toxina Botulínica, nem está familiarizado com os estudos sobre o assunto na paralisia.
Por isso, acompanhe com uma equipe especializada no tratamento da paralisia facial. O mais importante é ter bom senso no tratamento e entender as limitações em cada caso.

Agende uma Consulta