Paralisia Facial em Crianças
09/07/2020
Transferência do Nervo Massetérico
09/07/2020
Mostrar todas

Cross Face

Cross face é um termo usado para descrever um enxerto de nervo que é utilizado para levar a informação do impulso nervoso do lado normal para o lado paralisado.

O enxerto mais usado é o nervo sural, que se encontra na parte lateral da panturrilha e inerva a sensibilidade da lateral do dorso do pé. Esse enxerto é muito usado, pois é mais fácil de ser retirado, sem grandes prejuízos no local. Pode ser usado em qualquer idade, inclusive crianças.

O Cross Face leva a informação do lado normal para o lado paralisado através de um enxerto de nervo que cruza o rosto. Fonte: AO Surgery

O cross face é usado em diversas estratégias do tratamento, desde sincinesias até paralisias flácidas. Ele é importante para dar espontaneidade e filtrar o impulso nervoso para ramos específicos do nervo facial.

Como é a cirurgia do cross face?

Depende muito do planejamento, pois tem casos em que podem ser necessários até 4 enxertos cruzando a face. Aí, dependendo do número e dos ramos selecionados, a cirurgia se modifica no acesso.

Resumindo é retirado o enxerto de nervo sural da perna e ele é preparado para ser usado na face. Na face é selecionado o ramo do lado normal, que é suturado no enxerto. Esse enxerto, por sua vez, cruza a face para o lado paralisado e por isso o nome é Cross face (enxerto cruzado em inglês). Aí, ele pode ser usado para reinervar áreas específicas e até para ajudar na função de um transplante do músculo grácil.

Quais são as vantagens da transferência do Cross Face?

O cross face é importante pois leva uma informação filtrada de um ramo específico selecionado. Isso dá espontaneidade para o movimento do lado paralisado.

Quais são as desvantagens da transferência do Cross Face?

O cross face tem um caminho longo na face e até o nervo crescer todo esse pertuito demora de 6 a 9 meses. Assim, sua inervação é mais tardia. Por isso que muitas vezes a cirurgia é dividida em duas etapas, para poder dar tempo do cross face funcionar.

Outra desvantagem é que a potência do cross face é pequena, pois é um ramo pequeno do nervo facial normal que é utilizado.

Assim, muitas vezes o cross face é combinado com a transferência do nervo massetérico, para equilibrar o prós e contras de cada técnica.

Gostou do conteúdo deste artigo? Acompanhe o Instagram@paralisiadeface – e também inscreva-se no canal do YouTube da Dra. Rachel Baptista para novidades sobre Paralisia Facial.

Dra. Rachel Baptista
Dra. Rachel Baptista
Rachel Baptista é formada e pós-graduada pela USP, com especialização e experiência reconhecida nos maiores centros de reconstrução plástica do mundo. Participação nas reconstruções de face e membros mais importantes do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CONTATO
×