Nervo facial e o sabor dos alimentos
31/07/2020
Sincinesia para Glândula Lacrimal
11/08/2020
Mostrar todas

Eletroneuromiografia na Paralisia Facial

Um dos exames que muitos pacientes com paralisia facial realizam é a Eletroneuromiografia.

Para que ele serve?

Esse é um exame que estuda a resposta do impulso elétrico do nervo no músculo. Pode ser realizado para estudar diversos problemas em vários segmentos do corpo, inclusive a face.

Não é um exame muito confortável, pois os eletrodos que fazem essa leitura são pequenas agulhas colocadas nos músculos alvos de estudo.

É usado para ajudar no diagnóstico da natureza da lesão (mielínica ou axonal) e avalia o grau de gravidade de lesão nervosa. Isso auxilia a definir o prognóstico, ou seja, a chance de recuperação. Muitas vezes ele é realizado depois da primeira semana da paralisia, pois pode falsear uma degeneração em andamento se realizado muito precocemente. Esse exame também ajuda no diagnóstico dos casos que podem ter o nervo Trigêmeo lesado em associação com o Nervo Facial, principalmente nos tumores do ângulo ponto-cerebelar.

Mais importante é comparar a evolução dessa resposta entre dois exames. Geralmente depois de 3 meses, 6 meses e, se necessário, depois de 1 ano da paralisia.

Nem todos pacientes precisam fazer esse exame, cada caso necessita ser estudado de uma maneira individual. Por isso, ter seguimento com um PROFISSIONAL HABILITADO para tratar a paralisia facial faz muita diferença na condução correta do caso e no tratamento das sequelas.

Gostou do conteúdo deste artigo? Acompanhe o Instagram@paralisiadeface – e também inscreva-se no canal do YouTube da Dra. Rachel Baptista para novidades sobre Paralisia Facial.

Dra. Rachel Baptista
Dra. Rachel Baptista
Rachel Baptista é formada e pós-graduada pela USP, com especialização e experiência reconhecida nos maiores centros de reconstrução plástica do mundo. Participação nas reconstruções de face e membros mais importantes do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CONTATO
×