A sincinesia é uma sequela da paralisia facial periférica, onde um movimento muscular involuntário acontece quando fazemos um movimento voluntário.
Confira no vídeo como o lado esquerdo da paciente há movimentos não coordenados, não solicitados e com contração de toda metade da face simultaneamente. O olho esquerdo praticamente fecha ao falar. O lado direito da paciente é normal.
Existem 3 teorias que explicam a origem da Sincinesia. A mais comum é a teoria do cruzamento das fibras dentro no nervo facial.
Quando há uma LESÃO IMPORTANTE do nervo, acontece uma perda “dos cabos” dentro do nervo. Isso é chamado de degeneração axonal. Os cabos são os axônios do nervo, que geralmente voltam a crescer depois de algumas semanas após a lesão, na velocidade de cerca de 1mm/dia.
Dependendo do lugar que aconteceu a lesão, esse crescimento pode demorar entre 3 a 8 meses para atingir a célula muscular novamente.
A figura ilustra muito bem o que acontece. No lado normal os axônios que vão para a testa estão em azul, para o olho de vermelho e para a boca de verde. Quando os axônios crescem, eles acabam errando o destino final e acabam inervando músculos diferentes do que inervavam antes da lesão. Olhe as cores cruzadas para cada segmento do rosto na Sincinesia.
Essa inervação cruzada leva à movimentos aberrantes, às vezes em massa, com diversos graus de gravidade.
Toda LESÃO IMPORTANTE do nervo facial pode reinervar com Sincinesia. Os casos que não recuperaram a movimentação após 1 mês da paralisia tem uma lesão mais grave do nervo facial, pois já é um sinal que aconteceu a Degeneração Axonal.
Os casos que envolvem a ressecção de tumores, que precisam de descompressão, que precisam de reconstrução do nervo são mais graves e por isso apresentam mais Sincinesia.
É muito incomum a Sincinesia aparecer muito precocemente, antes dos 3 meses pós paralisia de face. Se acontecer, a explicação para isso depende de outros mecanismos envolvidos no aparecimento da Sincinesia, como uma alteração do estímulo central no cérebro.
O padrão mais comum é haver um retorno progressivo dos movimentos após a paralisia, que se iniciam após os primeiros 3 meses.
Neste momento sempre há uma euforia pelo retorno dos movimentos. Aí quem acompanha o paciente deve estar muito atento, pois identificar precocemente a Sincinesia ajuda a direcionar esse paciente para o tratamento específico e minimizar as sequelas.
Por isso que neurologistas, otorrinos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos devem ter sempre o radar ligado para fazer o diagnóstico.
Existe uma classificação de gravidade para avaliar a Sincinesia.
Casos graves apresentam um movimento de todos os ramos simultaneamente sem controle. Se acometer o olho, há fechamento praticamente completo do olho ao sorrir, por exemplo.
Além disso, o sorriso pode estar congelado por uma contração simultânea te todos os músculos simultaneamente, não permitindo abrir o sorriso.
Critérios de Gravidade:
Gostou do conteúdo deste artigo? Acompanhe o Instagram – @paralisiadeface – e também inscreva-se no canal do YouTube da Dra. Rachel Baptista para novidades sobre Paralisia Facial.