O menor músculo estriado do corpo humano é inervado pelo Nervo Facial
09/07/2020
Você sabe para que serve um nervo?
09/07/2020
Mostrar todas

Entendendo a Musculatura da Face inervada pelo Nervo Facial

O Nervo Facial é responsável pelo controle do movimento de 33 músculos na face para a mímica facial. São milhares de fascículos nervosos de cada lado do rosto mandando informações para cada grupamento muscular, controlando a mímica facial, com movimentos voluntários, involuntários e espontâneos.

Outras funções especializadas também tem participação do nervo facial, como o piscar dos olhos; a fala das sílabas que exigem principalmente a participação dos lábios; a mastigação empurrando a comida da bochecha para os dentes e a língua.

Nesta imagem, no topo deste artigo, ilustra um esquema dos vetores de cada músculo, sendo que o mesmo músculo pode trabalhar com vetores de força complexos, como os que fecham os olhos e os que fazem bico. Dá para perceber que não é algo muito simples e que a compreensão do problema exige um conhecimento profundo da anatomia local e das consequências da perda com a paralisia facial.

O tratamento de cada paciente depende de um planejamento adequado das principais perdas e de como podemos traçar uma estratégia de reabilitação e de melhora da simetria, muitas vezes associando a toxina botulínica e cirurgias. Até chegar nesse balanço facial, um profissional especializado é fundamental.

Gostou do conteúdo deste artigo? Acompanhe o Instagram@paralisiadeface – e também inscreva-se no canal do YouTube da Dra. Rachel Baptista para novidades sobre Paralisia Facial.

Dra. Rachel Baptista
Dra. Rachel Baptista
Rachel Baptista é formada e pós-graduada pela USP, com especialização e experiência reconhecida nos maiores centros de reconstrução plástica do mundo. Participação nas reconstruções de face e membros mais importantes do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CONTATO
×