Causas Raras de Paralisia Facial
24/06/2020
Entenda o que é a Sincinesia e as suas Causas
29/06/2020
Mostrar todas

Espasmo Hemifacial

O espasmo hemifacial é uma doença que se caracteriza por contrações involuntárias de um dos lados da face, envolvendo um ou mais seguimentos dos músculos inervados pelos ramos do Nervo Facial.

Na maioria dos casos a causa dos disparos involuntários dos impulsos nervosos não é conhecida. Em alguns pacientes, pode haver uma alteração na anatomia dos vasos junto à saída do nervo facial. Uma artéria pode encostar no nervo e as pulsações podem gerar uma irritação local, suscitando o espasmo.

O tratamento depende das áreas afetadas e da gravidade do caso, mas na grande maioria o bloqueio com a Toxina Botulínica tem uma boa resposta.

Nos casos em que há a alça vascular junto ao nervo, pode ser indicada uma cirurgia para reposicionar o vaso. Os riscos devem ser ponderados com cada paciente pelo neurocirurgião responsável pelo caso.

O espasmo pode ser segmentar, envolver um lado da face
ou até ser bilateral com oclusão total dos olhos de maneira involuntária.

Em casos com movimentos tronculares disseminados e limitantes, com resposta insuficiente à Toxina Botulínica, pode ser indicada a Neurólise Seletiva associada ao Cross Face para levar uma informação do lado normal sem a interferência do espasmo.

Gostou do conteúdo deste artigo? Acompanhe o Instagram@paralisiadeface – e também inscreva-se no canal do YouTube da Dra. Rachel Baptista para novidades sobre Paralisia Facial.

Dra. Rachel Baptista
Dra. Rachel Baptista
Rachel Baptista é formada e pós-graduada pela USP, com especialização e experiência reconhecida nos maiores centros de reconstrução plástica do mundo. Participação nas reconstruções de face e membros mais importantes do Brasil.

2 Comments

  1. Avatar Curso Online disse:

    Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CONTATO
×