A Toxina Botulínica e a Sincinesia
29/06/2020
Neurólise Seletiva, Neurectomias e Miectomias
07/07/2020
Mostrar todas

Tratamento Cirúrgico da Sincinesia

Quando que a cirurgia está indicada para a Sincinesia?

Os casos com uma resposta limitada ao bloqueio da toxina botulínica associada à reabilitação neuromuscular podem se beneficiar do tratamento cirúrgico.

Os casos moderados precisam ser acompanhados rigorosamente quanto à resposta do tratamento com a Toxina Botulínica e reabilitação. Uma boa parte será conduzida de maneira conservadora, mas alguns casos são refratários e a cirurgia é indicada.

Casos graves são difíceis de manejar com a Toxina Botulínica, pois, há um movimento aberrante intenso de todos os ramos do Nervo Facial. Além disso, o sorriso pode estar congelado por uma contração simultânea dos músculos elevadores, depressores, dilatadores e constritores da boca, não permitindo abrir o sorriso.

Critérios de Gravidade:

  • Oclusão involuntária praticamente total do olho
  • Movimentos em massa com todos os ramos do nervo facial contraindo simultaneamente
  • Sorriso congelado

A Cirurgia é individualizada para cada paciente com Sincinesia.

Quais cirurgias são usadas para tratar a Sincinesia?

As cirurgias mais comumente empregadas para tratar a Sincinesia são:

  • Neurectomias seletivas
  • Neurólise seletivas
  • Miectomias
  • Transferências nervosas
  • Cross Face
  • Suspensões estáticas
  • Transplantes musculares funcionais

Qual é a cirurgia mais indicada para a Sincinesia?

Cada caso é analisado criteriosamente para definir áreas de tratamento. A Cirurgia tem por objetivo melhorar e refinar os movimentos.

A Neurólise Seletiva é a técnica cirúrgica mais usada para tratar a Sincinesia. Nela, individualizamos os ramos do nervo facial e identifica-se os que estão prejudicando os movimentos. Nessa técnica pode ser necessário sacrificar ramos que interferem no funcionamento. Muitas vezes a neurólise é combinada com outros procedimentos para se ter melhor ganho de movimento e simetria.

O tratamento cirúrgico tem bons resultados nos casos em que o tratamento com toxina botulínica tem limitações e nos casos graves de Sincinesia.

Gostou do conteúdo deste artigo? Acompanhe o Instagram@paralisiadeface – e também inscreva-se no canal do YouTube da Dra. Rachel Baptista para novidades sobre Paralisia Facial.

Dra. Rachel Baptista
Dra. Rachel Baptista
Rachel Baptista é formada e pós-graduada pela USP, com especialização e experiência reconhecida nos maiores centros de reconstrução plástica do mundo. Participação nas reconstruções de face e membros mais importantes do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CONTATO
×