Os casos com uma resposta limitada ao bloqueio da toxina botulínica associada à reabilitação neuromuscular podem se beneficiar do tratamento cirúrgico.
Os casos moderados precisam ser acompanhados rigorosamente quanto à resposta do tratamento com a Toxina Botulínica e reabilitação. Uma boa parte será conduzida de maneira conservadora, mas alguns casos são refratários e a cirurgia é indicada.
Casos graves são difíceis de manejar com a Toxina Botulínica, pois, há um movimento aberrante intenso de todos os ramos do Nervo Facial. Além disso, o sorriso pode estar congelado por uma contração simultânea dos músculos elevadores, depressores, dilatadores e constritores da boca, não permitindo abrir o sorriso.
Critérios de Gravidade:
A Cirurgia é individualizada para cada paciente com Sincinesia.
As cirurgias mais comumente empregadas para tratar a Sincinesia são:
Cada caso é analisado criteriosamente para definir áreas de tratamento. A Cirurgia tem por objetivo melhorar e refinar os movimentos.
A Neurólise Seletiva é a técnica cirúrgica mais usada para tratar a Sincinesia. Nela, individualizamos os ramos do nervo facial e identifica-se os que estão prejudicando os movimentos. Nessa técnica pode ser necessário sacrificar ramos que interferem no funcionamento. Muitas vezes a neurólise é combinada com outros procedimentos para se ter melhor ganho de movimento e simetria.
O tratamento cirúrgico tem bons resultados nos casos em que o tratamento com toxina botulínica tem limitações e nos casos graves de Sincinesia.
Gostou do conteúdo deste artigo? Acompanhe o Instagram – @paralisiadeface – e também inscreva-se no canal do YouTube da Dra. Rachel Baptista para novidades sobre Paralisia Facial.