ALERTA PARA ASSUNTO POLÊMICO!
08/03/2021
Astrocitoma Pilocítico e a Paralisia Facial
23/04/2021
Mostrar todas

Schwannomas Vestibulares

Saiu essa semana uma revisão na principal revista médica sobre os Schwannomas Vestibulares, conhecidos como neurinomas do nervo acústico.

Os schwannomas vestibulares correspondem à 8% de todos os tumores intracranianos e são esporádicos em mais de 95% dos casos. Os sintomas mais comuns são perda da audição de um dos ouvidos, tontura e zumbido. Tumores maiores podem comprimir estruturas ao redor com alteração da sensibilidade na face entre outros sintomas.

O nervo facial na maioria das vezes está preservado ao diagnóstico. A prevalência de paralisia facial pós tratamento no geral é menor que 10%, mas pode chegar à 50% nas ressecções de tumores grandes. A taxa de recuperação da paralisia é muito variável, mas se não ocorrer depois dos primeiros 4 a 6 meses, é importante discutir as possibilidades de reanimação facial. A cirurgia de reanimação tem melhores resultados quando realizada precocemente nestes casos. Após 1 ano, a estratégica cirúrgica da reanimação muda, sendo realizada geralmente em duas etapas e com o transplante muscular.

Gostou do conteúdo deste artigo? Acompanhe o Instagram@paralisiadeface – e também inscreva-se no canal do YouTube da Dra. Rachel Baptista para novidades sobre Paralisia Facial.

Dra. Rachel Baptista
Dra. Rachel Baptista
Rachel Baptista é formada e pós-graduada pela USP, com especialização e experiência reconhecida nos maiores centros de reconstrução plástica do mundo. Participação nas reconstruções de face e membros mais importantes do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CONTATO
×