O nervo massetérico é um nervo doador muito utilizado para as reanimações faciais quando não há mais possibilidade de usar o nervo facial do lado paralisado.
Ele inerva o músculo masseter e pode ser usado para dar potência nas reinervações. Dentre os nervos doadores, ele é um dos mais usados para resgatar a função da musculatura facial até 1 ano após a paralisia.
Ele também é usado para reinervar o músculo grácil para as paralisias tardias, com mais de 1 ano de evolução.
Quando se usa o nervo massetérico, é importante associar a reabilitação para aprender a sorrir novamente. Os movimentos são iniciados com a mordida até eles se tornarem automáticos para sorrir. Para ajudar na espontaneidade, pode ser combinado com um cross-face.
Assim, muitas vezes o nervo massetérico é combinado com o Cross Face, para equilibrar o prós e contras de cada técnica.
O acesso é realizado igual a uma cirurgia de lifting facial.
O nervo facial e o nervo massetéricos são identificados e são suturados. Muitas vezes é combinado com o cross-face, conforme a ilustração.
A reinervação com o nervo massetérico é uma das mais precoces, entre 3-4 meses, pois se encontra muito próximo do nervo facial e tem uma boa potência.
Ela é usada nos casos de neurinoma que tem o nervo facial sacrificado ou muito comprometido pelo tumor. Assim, é possível manter a musculatura facial viável e com possibilidade de recuperação.
A desvantagem do nervo massetérico é que ele é responsável pela mordida e por isso, muitas vezes os pacientes têm dificuldade de usá-lo no início. A reabilitação é fundamental.
Em pacientes com o musculo masseter hipertrofiado pode acontecer uma perda do volume do lado operado.
Gostou do conteúdo deste artigo? Acompanhe o Instagram – @paralisiadeface – e também inscreva-se no canal do YouTube da Dra. Rachel Baptista para novidades sobre Paralisia Facial.