Cross Face
09/07/2020
Transplantes Musculares
09/07/2020
Mostrar todas

Transferência do Nervo Massetérico

O nervo massetérico é um nervo doador muito utilizado para as reanimações faciais quando não há mais possibilidade de usar o nervo facial do lado paralisado.

Ele inerva o músculo masseter e pode ser usado para dar potência nas reinervações. Dentre os nervos doadores, ele é um dos mais usados para resgatar a função da musculatura facial até 1 ano após a paralisia.

Ele também é usado para reinervar o músculo grácil para as paralisias tardias, com mais de 1 ano de evolução.

Quando se usa o nervo massetérico, é importante associar a reabilitação para aprender a sorrir novamente. Os movimentos são iniciados com a mordida até eles se tornarem automáticos para sorrir. Para ajudar na espontaneidade, pode ser combinado com um cross-face.

Assim, muitas vezes o nervo massetérico é combinado com o Cross Face, para equilibrar o prós e contras de cada técnica.

Como é a cirurgia da transferência do nervo massetérico?

O acesso é realizado igual a uma cirurgia de lifting facial.

O nervo facial e o nervo massetéricos são identificados e são suturados. Muitas vezes é combinado com o cross-face, conforme a ilustração.

Fonte: Garcia, Ryan M. M.D.; Hadlock, Tessa A. M.D.; Klebuc, Michael J. M.D.; Simpson, Roger L. M.D., M.B.A.; Zenn, Michael R. M.D., M.B.A.; Marcus, Jeffrey R. M.D. Contemporary Solutions for the Treatment of Facial Nerve Paralysis, Plastic and Reconstructive Surgery: June 2015 – Volume 135 – Issue 6 – p 1025e-1046e

Quais são as vantagens da transferência do nervo massetérico?

A reinervação com o nervo massetérico é uma das mais precoces, entre 3-4 meses, pois se encontra muito próximo do nervo facial e tem uma boa potência.

Ela é usada nos casos de neurinoma que tem o nervo facial sacrificado ou muito comprometido pelo tumor. Assim, é possível manter a musculatura facial viável e com possibilidade de recuperação.

Quais são as desvantagens da transferência do nervo massetérico?

A desvantagem do nervo massetérico é que ele é responsável pela mordida e por isso, muitas vezes os pacientes têm dificuldade de usá-lo no início. A reabilitação é fundamental.

Em pacientes com o musculo masseter hipertrofiado pode acontecer uma perda do volume do lado operado.

Gostou do conteúdo deste artigo? Acompanhe o Instagram@paralisiadeface – e também inscreva-se no canal do YouTube da Dra. Rachel Baptista para novidades sobre Paralisia Facial.

Dra. Rachel Baptista
Dra. Rachel Baptista
Rachel Baptista é formada e pós-graduada pela USP, com especialização e experiência reconhecida nos maiores centros de reconstrução plástica do mundo. Participação nas reconstruções de face e membros mais importantes do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CONTATO
×