Transferência do Nervo Massetérico
09/07/2020
Lifting facial e Suspensões na Paralisia Facial
10/07/2020
Mostrar todas

Transplantes Musculares

O transplante muscular é uma técnica de cirurgia usada para Reanimar a Face dos pacientes com paralisia facial definitiva.

Essa é uma opção nos casos em que não há mais a musculatura da mímica facial viável, que acontece quando:

  • a paralisia facial é de mais de 1 ano e meio de evolução
  • os músculos faciais foram ressecados no tratamento de algum tumor ou traumatizados num acidente grave.
  • quando a musculatura não se formou no desenvolvimento da face, em algumas paralisas congênitas

Essa é uma cirurgia cheia de detalhes e fascinante. Acredito que dentre as cirurgias reparadoras, o transplante de músculo funcional é a mais impressionante.

Imagine pegar um músculo de outra região do corpo, separar sua artéria e veia, assim como o nervo que faz esse músculo se mover. Aí esse músculo é transplantado para o rosto, onde é posicionado e conectado aos vasos faciais. Além disso, nervos doadores substituem o nervo facial para reinervar esse músculo.

Pois é exatamente isso…

O músculo mais usado é um músculo da face interna da coxa chamado de grácil. Tirar esse músculo não gera nenhum prejuízo para a coxa, pois vários outros músculos têm a mesma função nessa região.

O nervo doador mais utilizado é o nervo massetérico. Esse nervo é responsável pela movimentação do músculo masseter da face, que participa na mastigação. Esse nervo é o mais próximo e chega no músculo transplantado depois de cerca de 3-4 meses da cirurgia. Outros nervos doadores muito utilizados são os Cross Face, pois eles ajudam a dar espontaneidade ao movimento no novo músculo.

O sorriso retorna então depois dessa estratégia cirúrgica e é extremamente gratificante ver esse músculo transplantado se movendo.

Meu filho tem paralisia facial. Qual é o tratamento mais indicado no caso dele?

Nas paralisias congênitas é importante um acompanhamento desde o nascimento para não haver prejuízo na fala, alimentação e desenvolvimento.

A cirurgia de reanimação facial mais usada no mundo para crianças é o transplante do muscular entre os 5-7 anos de idade. Essa idade é escolhida considerando que neste período há o desenvolvimento das relações sociais da criança e o sorriso desempenha um papel importante nessa fase. Além disso, nesta idade a cirurgia é tecnicamente mais favorável e a criança é mais colaborativa para a reabilitação muscular pós cirurgia.

Tenho paralisia há muitos anos. Me disseram que não tem nada para fazer. É isso mesmo?

Não! Temos muitas coisas para melhorar.

Para pacientes com paralisias de longa data é importante avaliar as alterações e assimetrias que a paralisia acarreta na face durante os anos que envelhecemos.

A reanimação facial com transplante muscular é uma ótima opção nesses casos para restabelecer o sorriso e melhorar o posicionamento das estruturas faciais.

Como é a cirurgia do transplante muscular na paralisia facial?

A cirurgia é feita em hospital que tenha um equipamento específico para operar esse tipo de cirurgia.

O acesso no rosto fica numa posição camuflada, igual ao do lifting facial. Tem o acesso na face interna da coxa para retirar o músculo grácil, que fica numa posição escondida também.

Os pacientes tem geralmente alta no dia seguinte ou depois de dois dias da cirurgia.

A cirurgia tem baixo risco de complicações, como hematoma ou perda do músculo transplantado em menos de 3% dos casos.

Gostou do conteúdo deste artigo? Acompanhe o Instagram@paralisiadeface – e também inscreva-se no canal do YouTube da Dra. Rachel Baptista para novidades sobre Paralisia Facial.

Dra. Rachel Baptista
Dra. Rachel Baptista
Rachel Baptista é formada e pós-graduada pela USP, com especialização e experiência reconhecida nos maiores centros de reconstrução plástica do mundo. Participação nas reconstruções de face e membros mais importantes do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CONTATO
×