Entendendo a Musculatura da Face inervada pelo Nervo Facial
09/07/2020
Curiosidades sobre o Nervo Facial
09/07/2020
Mostrar todas

Você sabe para que serve um nervo?

Você sabe o que é um nervo?

Pode parecer uma pergunta básica, mas uma boa parte dos pacientes com paralisia facial não sabe.

O nervo é como se fosse um conduíte de uma casa, por onde passam diversos cabos. Sim! Os nervos são responsáveis por transmitirem impulsos elétricos também, mas de uma maneira diferente de um fio de energia elétrica que acende uma luz! ⚡⚡ Só que esse impulso elétrico leva/traz informações específicas de cada área do corpo, sendo responsável por nos fazer enxergar, ouvir, sentir dor, sentir cheiros, entre muitas outras funções, como MOVIMENTAR OS MÚSCULOS!

Impulso elétrico sendo conduzido pelo neurônio.

Os cabos dentro no nervo são chamados de neurônios! Coloquei uma estrelinha amarela na foto abaixo para mostrar um dos neurônios dentro da estrutura do nervo ilustrado abaixo.

Destaque de um dos neurônios que existem dentro de um nervo.

Lembram quantos neurônios um nervo facial tem?

De 7 a 10 mil!! Agora imaginem um conduíte da sua casa com 7 a 10 mil fios passando dentro… Imaginem a complexidade que o nervo facial tem para controlar a mímica facial!

Acho muito importante o paciente entender o problema que tem, para ajudar na compreensão da doença e do tratamento. Então fiquem atentos, pois aos poucos vamos decifrando os detalhes dessa doença.

Gostou do conteúdo deste artigo? Acompanhe o Instagram@paralisiadeface – e também inscreva-se no canal do YouTube da Dra. Rachel Baptista para novidades sobre Paralisia Facial.

Dra. Rachel Baptista
Dra. Rachel Baptista
Rachel Baptista é formada e pós-graduada pela USP, com especialização e experiência reconhecida nos maiores centros de reconstrução plástica do mundo. Participação nas reconstruções de face e membros mais importantes do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CONTATO
×